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A Satisfação do Consumidor

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No seu livro “De Onde Vêm as Boas Ideias”, Steven Johnson mostra que grandes ideias muitas vezes nascem nos ombros das que as antecederam. A partir desta constatação, é importante que façamos uma breve viagem no tempo nas pesquisas de satisfação desde o momento em que iniciaram até os modelos utilizados atualmente pelas empresas. O pano de fundo para o desenvolvimento destas metodologias é que ao longo do tempo, o consumidor deixou de ter um papel de coadjuvante e passou a ter importância fundamental no desenvolvimento dos negócios.

O Varejo Mudou

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Ao longo da história, a indústria utiliza o varejo para distribuir seus produtos aos consumidores. Seja utilizando canais compartilhados ou montando rede de lojas de marca própria, os produtos manufaturados chegam até nós por um intermediário (principalmente em mercados B2C e deixando de lado os canais de vendas diretas). Recentemente ganhamos um aliado importante para nossas decisões de compra, a informação. A chegada da internet ao nosso bolso com a popularização dos smartphones, nos deu um poder que não possuíamos até então. Passamos a utilizar a informação disponível na ponta de nossos dedos com inteligência e causamos uma mudança significativa nas relações estabelecidas até então.

Pesquisas via Chatbot, será passado ou futuro?

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Atualmente no mundo dos negócios, várias startups estão apostando na Inteligência Artificial (IA), tecnologia que parecia pertencer apenas as grandes como Amazon, Google, Facebook, Microsoft e Apple. Essa tecnologia está presente na rotina de trabalho da Artéria – Fluxos Inteligentes de Relacionamento e por isso, gostaríamos de falar um pouco sobre esse assunto. As pequenas empresas estão sacudindo todo e qualquer segmento com as suas inovações e o uso de Inteligência Artificial (IA).